Enquanto a maioria das pessoas tendem a se concentrar nos aspectos de combate de um jogo, a maioria dos MMORPGs tem um aspecto econômico com grande impacto em sua jogabilidade. Eu, pelo menos acho que um bom MMORPG deve ter uma boa economia dentro do jogo, e de fato é o que eventualmente faz quebrar o PvP (e eu digo PvP como um todo, não apenas o combate aleatório, onde você deve matar um ao outro).

Daí porque vou aqui expor o meu conhecimento de como a Economia de Black Desert funciona. Iremos analisar profundamente o que já sabemos até agora.

O básico da economia começa com os Recursos, por isso vamos iniciar a partir daí antes de discutirmos sobre a fabricação! Quando tudo isso for feito, podemos dar uma olhada na negociação.

1. Recursos

  • Gathering

Essa é a parte divertida sobre o Crafting em Black Desert. Vamos tentar ser ainda mais organizados e dividir esta em duas partes. Gathering manual e Ghatering automático.

Então, em primeiro lugar, a coleta manual. Sem grandes surpresas aqui, como a maioria dos MMORPGs, você vai encontrar aleatoriamente recursos coletáveis no mundo do jogo. Diferentemente da maioria dos jogos no entanto, fazem claramente parte da decoração do jogo. Recursos não aparecem magicamente. Todas as árvores e rochas que você achar poderá ser colhida, e existem vários tipos delas. Eu encontrei árvores de bordo, vidoeiro, e vários outros tipos. Vários tipos de recursos significa também várias ferramentas para coletar.

-Pickaxe (picareta): para minerar ferro (iron) e outros minerais.

-Axe (machado): para cortar arvores (madeira).

-Syringe (seringa): para extrair seiva.

-2 types of knives (2 tipos de facas): uma para extrair ossos, e outra para o couro (somente funciona em animais mortos).

-billhook (ferramenta de podar): para quem deseja ser herbalista.

Black Desert

Portanto, tudo o que você precisa saber aqui é que basta equipar a ferramenta apropriada e sair por aí recolhendo os recursos que você precisar. Com ferramentas de Tier 1, normalmente levam entre 40s a 60s para coletar recursos. Você pode criar ferramentas de maior qualidade ou comprá-las a partir de certos NPCs com pontos de facção (discutiremos estes pontos mais adiante), o que reduz o tempo que leva para coletar. Você também precisa equipar a ferramenta para ser capaz de coletar, e ter cuidado para não perder as desequipadas se você morrer.

Black Desert

Vamos então dar uma olhada na coleta automática, esse recurso está vinculado com os “nodes” (fontes de recursos) que desbloquearmos no mundo do jogo, que eu vou explicar mais tarde.

Tudo o que você precisa basicamente é ter o “node” adequado desbloqueado e alguns trabalhadores à sua disposição. Estes podem ser comprados a partir de um NPC e são bem localizados. Significa que os trabalhadores que você comprar em uma cidade só vão trabalhar próximos àquela área. Eles têm uma quantidade limitada de uso, mas parece que é possível da upgrade ou resetar esse limite de uso no menu da cidade. Os trabalhadores disponíveis durante o CBT1 foram Goblins, Anões e Orcs. Eles também possuem vários tiers, com os níveis mais elevados sendo mais caros de se comprar.

A imagem seguinte mostra o mapa, com o ícone dos trabalhadores destacado pelo círculo vermelho. A sua localização é mostrada em tempo real sobre o mapa.

Black Desert

Ao acessar o mapa você pode em seguida enviar o seu trabalhador para um “node”, basta clicar no “node”. Estes irãocoletar qualquer recurso que estiver disponível lá, e voltar para depositá-lo no armazém/banco na cidade para você. A maioria dos “nodes” que vi demoram cerca de 30 minutos para serem coletados.

  • Processando os Recursos

Isso mesmo, você não pode simplesmente pegar os recursos e usá-los imediatamente. Alguns recursos precisam ser processados a fim de serem utilizados no Craft.

Ações de Processamento:

– Shaking (sacudir)

– Grinding (moer)

– Chopping (cortar)

– Drying (secar)

– Filtering (filtrar)

– Heating (aquecer)

Black Desert

Nem tudo parecia funcionar ainda, alguns itens podiam ser adicionados na janela de processamento mas não dariam resultado algum (apenas alguns tipos de couro por exemplo, pareciam secos o suficiente para serem utilizados). É possível processar itens em qualquer lugar, a ‘ferramenta’ aparece magicamente para você, exceto para aquecimento que exige que você compre uma pedra para criar um campo de fogo (fire camp) primeiro (camp fire pode ser criado em qualquer lugar para a decoração se você preferir).

O processamento é um pouco entediante no momento, uma vez que bastava clicar e esperar. A única parte divertida foi experimentar e ver que recursos poderiam ser processados. Sem dúvida que no release haverão milhares de guias dizendo o que pode ser transformado em o que matando assim a diversão.

  • Crafting

O Craft é a parte final da cadeia, ele será uma breve discussão uma vez que esta parte é muito simples.

Uma vez que os materiais são recolhidos e você tiver desbloqueado o workshop (oficina), você poderá simplesmente selecionar a partir de uma lista de itens o que você deseja criar. Seus funcionários em seguida fazer o resto. O workshop possui algumas ferramentas, o que me leva a crer que é possível que esteja disponível nos próximos betas para criar a si mesmo. Também é possível comprar uma workstation para sua casa mas não tive a oportunidade de experimentá-lo. No entanto, a partir da leitura de alguns guias coreanos, parece que existem mais opções de itens para se criar.

Se quiserem saber mais sobre a economia de Black Desert, sigam para a Parte 2: Map Nodes e Sistema de Encantamento

Comentários

Comentário(s)