Antes de ler esse guia, leia a Parte 1: Recursos.

2. Map Nodes

Realmente, essa pode ser a parte mais importante do crafting. Quando você abre o mapa do jogo, pode se observar muitos ícones, a maioria deles são chamados de “nodes”.

Existem vários tipos: Cidades, Oficinas, Recursos (mineração, áreas de lenhador, fazendas), Postos avançados e estradas.

Cada um possui uma tarefa diferente. A oficina usada para o crafting, Nodes de recursos para recolher recursos (obviamente), e postos avançados/estradas para conectar os “nodes” entre si. Sim, eles precisam estar conectados.

Você pode pensar nisso como esses jogos RTS/Construção de cidade como SimCity, onde os trabalhadores precisam de um caminho para percorrer entre as cidades e os nodes. Esse caminho é mostrado por um estrada azul no mapa. Os “nodes” de recursos mais próximos das cidades são os mais fáceis, pois você pode enviar seus trabalhadores assim que desbloqueado, para os “nodes” mais distantes da cidade, você precisa desbloquear postos avançados e estradas para alcançar esses “nodes”.

Mas como exatamente os “nodes” são desbloqueados? Primeiro vamos dar uma olhada no lore de Black Desert. Em primeiro lugar, sabemos que há várias facções em guerra (no entanto, este não é um jogo RvR, as facções são apenas parte do folclore dos NPCs.). Durante o CBT1, duas facções estavam ativas, e cada um tinha um pedaço de mapa explorável. Tivemos a facção Valenos na parte norte (com a cidade portuária de Velia e de partida) e facção Serendia no Sul (com o castelo Haidel, onde o cerco aconteceu). Fazer missões em uma área ou outra iria dar-lhe pontos de facção. Então, caso você faça missões de propriedade da Serendia, é porque gostaria de obter pontos para essa facção em particular.

A imagem a seguir mostra como seria o mapa, onde o quadrado vermelho mostra a crista da facção Serendia (e os pontos que eu tenho) que é dono da terra em torno de Haidel (cidade marcada pelo círculo vermelho). A logotipo acima de Haidel é o logotipo da guilda que possui o castelo.

Black Desert

Estes são os pontos que você precisa para desbloquear os “nodes”. Mas você precisa saber que só pode usar os pontos de uma facção em particular para destravar os “nodes” na área da mesma facção. Desse jeito, um “node” localizado em território Valenos, eu precisaria de pontos da facção Valeno.

Cada “node” custa um valor diferente. 50 pontos para os “nodes” de recursos, 1 para oficina, 30 para postos avançados, 15 para encruzilhadas.
Com pontos suficiente à sua disposição, tudo o que precisa fazer para desbloquear é encontrar o NPC correto. No entanto, tenha em mente que alguns NPCs não vai lhe oferecer os seus serviços a menos que você tenha feito algumas quests pré-requisitos ou ter uma grande afinidade com eles (o que eu não vou detalhar aqui porque toda a afinidade com NPCs é coisa que merece um guia separado).
NPCs no Black Desert também possui sua “própria vida”, ir para a cama à noite ou durante o dia. Então, se você encontrar o local de acampamento dos NPCs (geralmente indicada por ter a bandeira ao lado deles), mas se não tiver NPCs, você terá que esperar por um tempo até que eles cheguem no acampamento.

Os “nodes” de mesmo tipo que eu desbloqueei, todos aparentemente deram recursos diferentes. Por exemplo, a mina perto do porto de Velia me deu ferro, enquanto nas proximidades de Haidel me deu cobre. Então, ou ele está destinado a ser assim, ou eu posso ter acesso a mais recursos por meio da atualização dos “nodes”, porque sim, eles podem ser atualizados. As opções foram acinzentadas no CBT, então eu não tenho certeza se eu preciso de uma melhor afinidade com o NPC ou se ela não estava disponível, mas eu poderia, hipoteticamente, melhorar a eficácia do “node”, quantidade de recursos coletados etc. Por isso, provavelmente é possível melhorar a variedade de recursos.

3. Encantamento / Upgrading

Uma vez criados, você também pode dar upgrade em seu equipamento ou até mesmo encantar. Equipamentos com slots pode ser usado pedras de encantamento (comprada em um NPC ou dropando de monstros). Cada cor pertence a uma peça de equipamento (vermelho para as armas etc) e tem um efeito diferente. Aqui estão as pedras que eu tenho visto no beta:

Vermelhas (armas):
– Aumento do dano;
– Maior precisão;
– Aumento de dano contra certos tipos de mobs (humanóides/monstros/etc).

Azul (armadura):
– Reduzir o dano recebido;
– Aumento HP regen;
– Aumento MP regen;
– Aumenta HP máximo;
– Aumenta MP máximo.

Amarelo (luvas):
– Aumenta a resistência contra agarrões (Habilidades de CCs, Giants e Warriors possui algumas habilidades desse tipo, por exemplo);
– Aumenta chance de crítico;
– Aumento de velocidade de ataque.

Verde (sapatos):
– Aumenta a resistência contra knock backs;
– Aumento da velocidade de movimento;
– Aumento da energia de salto.

Roxo (chapéu):
– Aumenta a resistência contra Fear;
– Aumenta a velocidade do cast das habilidades;
– Aumenta a chance de esquiva;
– Aumenta a distância de visão (???).

Cinza (qualquer slot):
– Aumenta a chance de drop (oooohAAAAh).

Foi dito que um slot pode ser criado se a peça não tem nenhum slot, mas não sabemos como ainda.

Black Desert

O upgrade funciona de forma semelhante. Você precisa de uma pedra especial (obtido apenas a partir de drops, até onde sabemos). Pedras com aura roxa é para upgrades de armas, enquanto pedras com aura azul é para peças de armadura. O upgrade parece aumentar o valor de defesa/ataque, bem como a durabilidade máxima. Um pequeno +1/+2/etc irá dizer o lvl como em outros MMOs. Não sabemos ainda se é possível falhar.

Se quiserem saber mais sobre a economia de Black Desert, sigam para a Parte 3:

Comentários

Comentário(s)